domingo, 7 de abril de 2013

Mini PC for Android 4.0

No Natal do ano passado, meu irmão me deu de presente um Mini PC for Android 4.0. Fiquei feliz com o presente, claro, mas quando abri o pacote, eu olhei para aquilo e disse: "Que lindo! Mas o que vem a ser isso msm?". Meu irmão só respondeu: "É tipo um tablet. Mas eu comprei um pra mim também, não sei como funciona". Peguei a caixa, determinado em desbravar aquele negócio. Quando abri, saí retirando os componentes e eis o que tinha na caixa:
Unboxed: o aparelho, um cabo HDMI, um cabo USB, um adaptador USB e uma fonte de alimentação elétrica
E é basicamente assim que se ligam as peças a uma TV ou monitor com entrada HDMI:

Esquema de ligação do Mini PC for Android 4.0
Depois da minha experiência, não tenho muito de novidade para falar. Funciona com uma interface de tablet.  Em linhas gerais, ele é um híbrido de tablet com PC. Por quê? As características de utilização de um computador, mas com a sensação gráfico-visual de estar mexendo num tablet, como mencionei.  

Sensação física é de operar um PC, mas a visual é de mexer num tablet
O sistema operacional é Android 4.0.4 Ice Cream Sandwich, a CPU com 1,5 GHz, 1GB DDR de memória RAM e 4GB de memória de armazenamento, expansível em até mais 32GB com suporte de cartão de memória. Pronto pra receber sinal de internet wifi, já que possui antena integrada.

Prós
É bem compacto e pode ser levado para qualquer lugar. Você pode ter seus arquivos à mão sempre que quiser. Funciona como pendrive, quando ligado a um computador. Estável na visualização de fotografias e vídeos. O preço é razoável, a partir de R$ 150,00 no Mercado Livre (frete não incluído) nas versões mais simples. 

Contras
Ele não substitui completamente a experiência e usabilidade de um PC. A sua utilização ser atrelada a um outro dispositivo de visualização, como TV ou monitor com entrada HDMI compromete a característica portátil do produto. Não tem bateria interna, apenas funcionando se estiver ligado à fonte de alimentação elétrica. 

Para navegar, você precisa necessariamente inserir ao menos um mouse USB (não incluso) numa das duas portas disponíveis. Se você tiver um hub USB, também é interessante introduzi-lo na outra porta, pra que possa colocar um teclado (que, por não ser configurado em português, tem problemas de acentuação), pendrive e afins.

Conclusão
Para quem não dispõe de um computador, nem um tablet, é um negocinho interessante, inclusive pelo preço.  Quebra um galho, visto que hoje já existem vários editores de texto, planilhas e afins, todos disponíveis no Google Play.

Você pode visualizar o manual de instruções, que é todo em inglês, e tirar mais dúvidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário