sexta-feira, 29 de março de 2013

Teleobjetiva universal para smartphones

Teleobjetiva universal para smarphones pode ser uma opção para turbinar a câmera e aprimorar fotografias
Para quem não sabe, eu sou formado em Comunicação Social/Jornalismo e descobri a paixão pela fotografia na faculdade. De uns oito anos para cá, as câmeras fotográficas têm se aprimorado e sido incorporadas com bastante vigor aos gadgets que hoje em dia a maioria das pessoas não vive mais sem, sejam celulares, mp3 players, tablets ou outros players portáteis. 

Fotografia é um exercício do olhar, aprendizado de composição e enquadramento, luz, mas para quem não tem tanto conhecimento técnico, apetrechos com mecanismos simples podem ser o plus que você precisava para dar um tcham nas suas imagens. Vou deixar de blá, blá, blá e vou direto ao ponto dessa postagem: mostrar para vocês um pouco da teleobjetiva (lente) própria para smartphones. 

Imagem da objetiva acoplada ao Samsung Galaxy S2
Ela, na verdade, é um conjunto de espelhos que proporciona um zoom ótico de 8 vezes, no caso do produto que eu comprei (alcançando até 12 vezes, se somado ao zoom digital de 4 vezes do meu Samsung Galaxy S2). Existem objetivas no mercado que chegam a aproximar até 10 vezes. 


Screenshots comparativos de aproximação que a objetiva proporciona
A objetiva se une ao smartphone por meio de um clip ajustável, ou seja, pode ser acoplado a qualquer celular, independente do tamanho, espessura ou posição da câmera no aparelho. No clip, há um orifício em que a lente é rosqueada e posicionada de acordo como desejar.

Prós
Desfoque de planos com a objetiva
Para melhor exemplificar, eu tenho uma câmera semiprofissional Hx1 da Sony, que tem um alcance 20 vezes, entre zoom ótico e digital. Imaginem ter um equipamento menor, mais fácil de carregar, mais discreto, com mais que a metade dessa abrangência? Pois bem...

Outro recurso bacana é o foco ajustável, que vai da posição de 3 metros do motivo da fotografia até o infinito. Dessa maneira, é possível fazer várias imagens interessantes, dando ou tirando destaque aos planos de fundo (fotografias de primeiro ou segundo planos desfocados).

Contras
Fotos diretamente tiradas no
 Instagram ficam cortadas
Um problema que se percebe é como a fotografia se apresenta na câmera. A imagem aparece arredondada e fica envolta por uma borda grossa e preta, em pelo menos três celulares que acoplei a lente. É um problema, por exemplo, para tirar fotos diretamente da câmera do Instagram. É necessário tirar a foto na câmera nativa e carregá-la posteriomente no aplicativo. Ainda no app de fábrica da câmera, basta dar um zoom que a borda some, porém, a imagem se aproxima mais.

Outro detalhe que faz toda a diferença é zoom de 8 vezes não ser gradativo. Ao colocar o equipamento, a imagem se aproxima a esta quantidade estática. Ou seja, não é possível tirar fotografias de distâncias mais próximas, porque ou o equipamento não enquadra ou não focaliza. Se for tirar uma foto de perto, é preciso tirar a lente.

Dependendo do aparelho, o clip pode forçar os botões de ligar/desligar e volume. Eu resolvi isso colocando uma case rígida. Algumas marcas de objetiva já vem com a case específica pra cada aparelho celular.

Quanto custa e onde comprar
No Mercado Livre, o valor, dependendo da marca, vai de 40 a 100 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário