domingo, 31 de março de 2013

Mandalas para colorir

Livro "Mandalas de bolso" volume 2, editora Vergara e Riba, desenhadas por Marie Pré
Eu adquiri o hábito de colorir mandalas com a minha amiga Jannice Dantas. Desde quando dividimos o primeiro livreto, nunca mais parei. Já colorimos dois volumes da coletânea "Mandalas de bolso", da editora Vergara & Riba. Deve haver assim uns mais de 10 volumes,  assinados por artistas diferentes, com aproximadamente 96 páginas. Mas não consigo achá-los facilmente para vender aqui em Rio Branco-AC. Compramos, da última vez, na Livraria Paim. Buscando pela internet, achei em alguns sites de livrarias, como a Saraiva, e no site da própria editora V&R. O custo varia entre R$ 25 e R$ 35.

Uma das minhas rycas mandalas devidamente pintadas
Deixando de lado todo o quê exotérico da coisa, seu simbolismo envolvendo o centro do universo, sua referência ao homem e à religião, que eu prefiro nem me atrever a explicar, colorir mandalas é um excelente passatempo e até mesmo uma terapia. É incrível como pintar os desenhos hipnotiza até mesmo pessoas como eu, que têm dificuldade de prender a atenção tanto tempo em uma só tarefa, mesmo essa, que aparenta ser tão monótona, mas que realmente não é. Por que não é? Simples. A preocupação com cada detalhe do desenho faz a sua mente não parar um só instante. Deve haver uma explicação científica para isso.

Outra coisa bacana a dizer é que são tantas possibilidades e combinações de cores que, por mais que os desenhos sejam iguais, uma mandala nunca vai ficar igual à outra. Afirmo isso, porque certa vez presenteei a Jannice com um livro igual ao meu, o volume 2 do "Mandalas de bolso", só como experiência. Digamos que ela tem um gosto mais exótico do que eu para a pintura (Bolivian Syndicate define rs). A encadernação do livro facilita destacar suas páginas mais facilmente e, caso queira, você pode até pôr numa moldura para pendurar na sala de estar ou no ambiente de trabalho. Enfim, é uma boa opção decorativa.

Para quem não está afim de comprar os livros da coleção que mencionei, porque acha que é pagar caro demais (apesar que investimento em livro nunca é demais, mesmo que para pintura), pode pesquisar mandalas para colorir no Google Imagens, que vai haver uma infinidade de modelos, ao gosto de cada um. É só escolher, imprimir e a diversão é garantida. Você pode até optar pelo tamanho que quiser.

Lápis aquareláveis proporcionam maior cobertura aos desenhos
Uma dica bacana de pintura é utilizar lápis aquareláveis. Não quer necessariamente dizer que você precise colocar água e aquarelar suas madalas. Até porque, se você optar por imprimi-las, como disse anteriormente, e utilizar numa impressora a jato de tinta, ao invés de mandala, você vai ter um borrão pós-modernista e eu tenho certeza que não é isso que você quer.  Mas os lápis aquareláveis proporcionam uma cobertura mais homogênea.

Quanto ao número de cores, se você for uma pessoa muito indecisa, opte pela caixa de 12 cores mesmo, se não, você vai gastar uma tarde inteira só escolhendo os lápis. Se gostar de algo colorido, até carnavalesco, se for o caso, uma paleta com 48 cores é só o começo. Daí, é só deixar a imaginação tomar conta do restante. 

Abaixo, algumas das minhas mandalas já pintadas, do "Mandalas de bolso", volume 2



Nenhum comentário:

Postar um comentário