sábado, 21 de junho de 2014

Custom #01 Tie-dye com água sanitária

E aí, pessoal! Quanto tempo desde a última vez. Andava sem tempo pras postagens aqui no blog, mas espero voltar. Talvez não com a periodicidade que eu gostaria, mas vamos tentar. rs
Hoje, o post vai agregar todo um estilo ao vestuário. Olha, que eu até acho que entendo um pouco disso, principalmente quando estou inspirado pelos deuses excêntricos da moda. rs

Tempos atrás, navegando pela net, vi e achei super curiosa umas técnicas de tie-dye (algo como amarre e tinja, em português), mas feitas com água sanitária ao invés do modo tradicional, no qual se utilizam soluções para tingir roupas. Vi os tutoriais, muitos tipos de amarrações, que resultam em vários desenhos divertidos... mas depois de tudo, eu também nem tchum, porque não tinha nenhuma calça ou outra peça pra testar o negócio sem medo de ser feliz. Sei eu dizer que a ideia acabou depositada lá no fundo da caixinha da minha memória.

Mas, algum tempo depois...
Enquanto produzia alguns acessórios para utilizar nos meus ensaios fotográficos (momento jabá, acesse meu Flickr e meu Instagram profissional, me prestigie, me ame, me contrate para fotografar os momentos felizes da sua vida, 68 8122 1212 e, de graça, ainda cantar belas canções rs), não sei de onde veio aquele bendito pingo de tinta branca de tecido, que acabei sentando em cima. Gente, juro! Deve ter sido Xuxa e seus duendes. Não tive como tirar a calça jeans na hora e, como acabei deixando secar, a mancha não saiu, para o meu desespero.

tava triste tristinho mais sem graça que a top model magrela na passarela, pensando em aposentar a calça, até que lembrei do bendito tye-die com água sanitária. Agora, já tinha a matéria prima ideal! Não tinha muito a perder mesmo e, o resultado, você pode conferir na montagem acima (desprezar meu bumbum batido, pfvr, obrg, por nd). Mas acalme-se... vou ensinar passo a passo, nesse tutorial lyndo e ilustrado com fotos, com o modelo de laço que usei que resultou em desenhos meio arredondados. Confira:

1º Passo: Pince com os dedos um pedaço do tecido, torcendo-o e prendendo com liguinhas de dinheiro ou barbante...

Assim!

Tem que fazer isso em toda a calça, tipo, como um exercício de paciência. Se você já rezou um rosário, vai ser fichinha. Você pode ainda cantar mantras enquanto faz isso, se achar que vai melhorar.

 Desta maneira!
Depois que fizer isso em toda a calça, como na imagem acima, embole e amarre ela como um todo, formando uma bola ou disco. 

 Voilà!

Passo 2: Mergulhe a calça numa solução com água sanitária e água (a mesma quantidade das duas). A solução tem que cobrir a calça, hein gente?!

 
 Baldes menores ajudam a não gastar muita água sanitária #ficadica

O tempo de permanência na solução vai depender do tipo de tecido e quão forte é o tingimento. Meu jeans era daquele que largava tinta facilmente ao lavar, então, em deixei 30 minutinhos.

Passo 3: Olá, se você só tiver barbantes, como eu, terá que mudar seu nome no RG pra Jó, porque haja paciência. É hora de tirar os nós e ver o resultado. Não se esqueça enxaguar a peça abundantemente em água corrente.
 
 Cantando mantras, tipo Be patient!

E está pronta a linda peça nova e exclusiva, feita por você, em casa. Vamos ver o antes e o depois...



E umas fotinhas que eu tirei com a calça, só pra boçalizar:


Nenhum comentário:

Postar um comentário