sexta-feira, 1 de maio de 2015

#DIY Luminária de garrafa (PET!)

Alô, galera, bate a mão e bate o pé... Eu vou ensinar a vocês hoje algo super simples e fácil de fazer: uma luminária feita com garrafa




Já havia visto em outros blogs, feitas com garrafas de vidro e achei tão legal, que queria fazer a minha. Comprei o material que não tinha, que na verdade era somente o pisca-pisca, porém, fazê-la em garrafa de vidro me levou a esbarrar em um grande problema: como ia fazer para furar a bendita da garrafa de vidro? Levei-a na vidraçaria pra ver se poderiam furar para mim e o que houve? Conseguiram a proeza de estourar minha garrafa. Até poderia fazer sem furar a garrafa, colocando o pisca-pisca pelo gargalo, mas sinceramente acho que o acabamento não fica legal. Então, fiquei frustrado e acabei desistindo da ideia, por hora.

Até que um dia, no trabalho, vi uma garrafinha pet bem bonitinha na mão de uma amiga, azul, que parecia de vidro. Foi aí que me veio o estalo. Por que não fazer a bendita luminária de garrafa pet? Nunca imaginei, porque acho as garrafas pet feias, em sua maioria. Mas essa era de água mineral, uma "garrafíssima" cuja marca é bem "conhecidíssima", que tem em todo supermercado. E o principal é que seria mais fácil de fazer o furo nela. E aí fiz... e deu tão certo, que agora vou ensinar a vocês.

Para isso, vamos precisar de:

- 1 garrafa pet vazia e bem seca (usei de um litro e meio, da tal "marquíssima" de água mineral, mas pode ser perfeitamente de um litro para acomodar o pisca-pisca utilizado);
- 1 pisca-pisca de LED - no caso, utilizei um de 200 lâmpadas (imprescindível que seja de LED, que é uma luz mais fria, pra não esquentar e evitar que haja um incêndio - risos);
- Prego ou parafuso para fazer o buraco na garrafa;
- Alicate, chave inglesa ou algo que prenda com segurança o que você for usar pra furar a garrafa;
- Um isqueiro (pode esquentar o prego ou o parafuso no fogo do fogão também);

Agora, vamos ao passo-a-passo:

Primeiramente, devemos furar a garrafa bem na base, de um tamanho o pisca-pisca possa passar para dentro dela. Um ponto muito bom é encontro entre a lâmina de plástico que compõe o meio da garrafa e a peça que é feito o fundo dela. O ponto é esse:


Então, você vai esquentar o seu prego ou parafuso e furá-la, assim:


Depois, é só passar o pisca-pisca por dentro do buraco, começando pela ponta, para que sobre a tomada do lado de fora da garrafa, né?


Uma dica é puxar pra fora, pelo gargalo, um pouco o pisca-pisca que entrou, para o pisca-pisca poder contemplar toda a parte interna da garrafa, inclusive em cima. E pra afixar e garantir que a ponta não vá pra dentro da garrafa, passe uma fita na última luzinha e pregue do lado de dentro das tampa da garrafa.


Por último, opcionalmente, você pode fixar o fio que sobrou pra fora do buraco que foi feito para passar o pisca-pisca, com um pedacinho de fita adesiva transparente.


E está pronta a luminária! Além de fácil, super barata. Só gastei uns 15 reais no pisca-pisca e nada mais. Você pode ainda decorar a garrafa, passar um barbante, envolvendo toda a parte da tampa, pra dar um ar mais rústico... enfim, é só soltar a criatividade. Mas como eu tava com preguiça, não fiz nada mais. Vou tentar enriquecer depois. kkkkkkkkk


É isso aí, pessoal. Até a próxima!
Agora, pra vocês, uma retrospectiva da postagem em 15 segundos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário