domingo, 11 de janeiro de 2015

#DIY Luminária (inspirada na) Flor de Luz da Imaginarium

Alô, galera de cowboy! Alô, galera de peão! Oops... texto errado! rs

Esta é a nossa primeira postagem de 2015 e eu aproveito pra desejar um feliz ano novo e blá, blá, blá, Whiskas sachê pra você, com muita paz e luz. E por falar em luz, hoje eu vou ensinar você a fazer uma luminária super bacana, inspirada na Flor de Luz da Imaginarium, por um preço bem acessível, pra você não reclamar que faltará luz na sua vida em 2015. rs

A Flor de Luz está disponível em três tamanhos, mini, média e grande, e os preços variam 99 e 450 reais. No AliExpress, você também encontra algumas no mesmo estilo (árvore de cerejeira) e um pouco mais baratas (pouca coisa, já que o dólar tá bem valorizado). A minha luminária inspirada equivale ao tamanho médio do produto da Imaginarium e você vai gastar, no máximo, uns 70 reais para fazer toda ela. Adianto que o procedimento não tem muito segredo, mas é um pouquinho trabalhoso.
Flor de Luz da Imaginarium, no tamanho médio, custa aproximadamente 250 reais

Para fazer a luminária inspirada, nós vamos precisar de:

- 30 pedaços de arame recozido (você encontra em qualquer loja de material de construção). , 15 de 45cm e os outros 15 de 55cm. Como só é vendido por quilo, vai sobrar um bocado. No quilo, paguei por volta de 10 reais.
- Um rolo grande e um pequeno de fita isolante, na cor de sua preferência. Como comprei dois grandes pra garantir, paguei cinco reais em cada um.
- Um vasinho de planta (no meu, ryco, paguei 20 reais, mas pode ser um mais simples, que você já tenha em casa)
- Um pisca-pisca de LED com 240 lâmpadas, que paguei 25 reais. Você já pode até comprar o pisca-pisca com as florzinhas junto, daquelas que encaixam. No meu caso, como não tinha aqui disponível, comprei as flores à parte, num armarinho.
- 30 florzinhas de acrílico, daquelas para fazer chinelos enfeitados, as quais paguei 50 centavos, a unidade. Se você não achar, na pior das hipóteses, dá pra fazer as flores, recortadas de garrafa pet e boleadas no fogo de vela, fazendo um furinho no meio com um prego quente.
- Argila de modelar e musgo para fazer a finalização. Você pode usar pedrinhas, britas e areia colorida, bolinhas de gude... o que achar melhor.

Vamos ao passo a passo:

Primeiramente, como o meu vaso não tinha um furinho, eu tive que fazer, pra passar o pisca-pisca por dentro dele. Deixe um tantinho de fio pra fora, o suficiente pra você poder ligar a sua luminária. Caso contrário, depois, você terá que utilizar uma extensão para ligá-la.



Depois, você vai fazer a trama de arames, imitando a árvore. Una os trinta pedaços, conte uns quatro dedos a partir da base e enrole com um pouco de fita isolante. Esses quatro dedos, depois, você vai entortar para fazer as "raízes" da árvore, processo muito importante para manter a sustentação da árvore dentro do vasinho. Voltando aos galhos, separe os arames 10 a 10, em três segmentos. Dez de 55cm pro topo, cinco de 55cm e cinco de 45cm pro meio e dez de 45cm pro de baixo. Você vai pegar os primeiros 10 de baixo, torcer pra um lado e, com a ajuda de um dos arames desta seção, enrole todos os outros arames juntos, já dando forma a forma dos galhinhos. Depois, separe mais 10 arames, suba uns três ou quatro dedos e torça pro lado contrário, fazendo o restante do procedimento, como no galho de baixo. Depois, suba mais três ou quatro dedos e faço o mesmo no sentido do primeiro segmento de arames.




Agora vem uma das partes mais "legais" do processo, que é passar o pisca-pisca por tooodos os galhos, fixando-o neles. Você vai passando, prendendo superficialmente com a fita isolante em um ou outro ponto, apenas pra manter firme nos galhos, sem esquecer de deixar sempre uma luzinha na ponta de cada arame. Se sobrar pisca-pisca, pode colocar na base, antes de encher o vasinho com a argila de modelar, areia, brita colorida ou o material que você for fazer o acabamento. Mas atenção, se for usar a argila, por exemplo, espere ela secar antes de usar a luminária, para não dar nenhum curto circuito e você perder todo o trabalho.




Quando você pensa que o castigo acabou, tem mais um pouquinho. rsrsrs É hora de passar a fita em tudo, inclusive escondendo as luzes que ficaram no meio dos galhos. Não economize na fita isolante. Passe em tudo, tudinho, exceto nas lâmpadas das pontas dos galhos.
 




Agora, vem a parte do acabamento. Com a ajuda de cola quente, cole as florzinhas de acrílico na base das luzinhas que ficaram nas pontas dos arames. Se o pisca-pisca já for do que vem com as flores pra encaixar, melhor ainda, né? Se não achar as florzinhas de acrílico, colocar com a mesma cola quente as de garrafa pet, que eu expliquei por alto como como faz lá no início.





Por último, é só colocar a argila, ou areia, brita, o que você quiser, dentro do vaso. Eu usei a argila e, por cima, coloquei musgo, que preguei também com a ajuda da cola quente.


E o resultado final é esse, gente:



E recapitulando o processo em 15 quadros:

 Espero que vocês tenham gostado e até a próxima



Nenhum comentário:

Postar um comentário